quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Perfeito.



Olá galera que acompanha o blog! Como vocês estão?
Antes de tudo, quero agradecer o convite mais do que especial do @yurivam para que eu escrevesse algo para vocês. Me senti muito feliz por isso! E o meu desejo sincero é que Deus fale com cada um... E que TODA a glória e TODA a honra sejam dadas somente a Ele!

Bom... Para começar, deixo um texto da Bíblia que está em Mateus  1. 1-17. Lá mostra a genealogia de Jesus, iniciando em Abraão e terminando em José, marido de Maria, a mãe de Jesus.
Sim, eu sei que você vai pensar – assim como eu também pensei muitas vezes – algo do tipo: “Que leitura mais chata e desinteressante! Para quê ler uma genealogia?” A verdade é que elas não estão na Bíblia por acaso...

Então, posso fazer um pedido? Mesmo que não pareça tão interessante de se ler, leia com atenção e lembre-se que existe um propósito em cada nome citado. Aí vai:

Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.
 Abraão gerou a Isaque; Isaque, a Jacó; Jacó, a Judá e a seus irmãos; Judá gerou de Tamar a Perez e a Zera; Perez gerou a Esrom; Esrom, a Arão; Arão gerou a Aminadabe; Aminadabe, a Naassom; Naassom, a Salmom; Salmom gerou de Raabe a Boaz; este, de Rute, gerou a Obede; e Obede, a Jessé; Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi, a Salomão, da que fora mulher de Urias; Salomão gerou a Roboão; Roboão, a Abias; Abias, a Asa; Asa gerou a Josafá; Josafá, a Jorão; Jorão, a Uzias; Uzias gerou a Jotão; Jotão, a Acaz; Acaz, a Ezequias; Ezequias gerou a Manassés; Manassés, a Amom; Amom, a Josias; Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia.
Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; e Salatiel, a Zorobabel; Zorobabel gerou a Abiúde; Abiúde, a Eliaquim; Eliaquim, a Azor; Azor gerou a Sadoque; Sadoque, a Aquim; Aquim, a Eliúde; Eliúde gerou a Eleazar; Eleazar, a Matã; Matã, a Jacó.
E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo. De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze; desde Davi até ao exílio na Babilônia, catorze; e desde o exílio na Babilônia até Cristo, catorze.”

São muitos nomes e muitas histórias por trás de cada um... Mas quero escrever sobre apenas 5 desses nomes: Tamar, Raabe, Rute, Bate-Seba e Maria.
Você sabe quem são essas mulheres? Pelo quê elas passaram e o que fizeram?
E antes de responder a essas perguntas, aí vai um detalhe muito interessante: era absolutamente incomum aparecer nomes de mulheres em genealogias. Por que, então, elas estão lá? Como eu disse... Existe uma razão e propósito nisso.  Vamos conhecer a história de cada uma delas.

-    TAMAR
Podemos conhecer sua história no capítulo 38 de Gênesis. Resumindo, Tamar era casada com o filho mais velho de Judá que chamava-se Er. Porém Er morreu por ser “perverso perante o Senhor” (v. 7). Então, Judá disse ao seu segundo filho, chamado Onã, que se casasse com Tamar, para que este continuasse a descendência da família (v. 8). Isto não agradou Onã porque se viesse a ter filhos com Tamar, estes não seriam considerados seus, mas sim de seu irmão mais velho. O versículo 9 mostra que Onã enganava a Tamar e ao seu pai. Foi isso que levou a morte do segundo filho de Judá, também permitida por Deus (v. 10). Judá aconselha a Tamar que permanecesse viúva na casa de seu pai até que seu filho mais novo – Selá – tivesse mais idade. E assim Tamar fez...
Mas o tempo foi passando e Judá não se manifestava quanto ao casamento de Tamar e Selá, visto que este já tinha se tornado homem. Tamar então se veste como uma prostituta e vai até seu sogro, que já estava viúvo também, deita-se com ele e engravida de gêmeos.
Se você puder ler este capítulo, vai poder entender com mais detalhes esta história. É muito interessante!

-    RAABE
Esta mulher era uma prostituta que morava em Jericó e que escondeu os dois espias enviados por Josué para conhecer e observar aquele lugar. Com muita inteligência, Raabe pediu aos espias que, assim como eles foram guardados e protegidos do rei de Jericó, ela e sua família fossem também guardados da destruição de Jericó quando os israelitas fossem tomar posse da terra. E assim foi feito. O acordo foi cumprido! Raabe é salva e passa a habitar entre o povo israelita.
Você pode conhecer sua história no livro de Josué nos capítulos 2 e 6.

-    RUTE
Rute era uma viúva moabita que casou-se com Boaz. Sua história é muito interessante e é contada no livro que tem o seu nome, Rute. Claramente, Rute não era israelita e sim gentia.
Mas você sabe qual foi a origem do povo moabita, o povo de Rute? É uma história um tanto quanto curiosa que está em Gênesis, capítulo 20, versículos 30 a 38.
Ló e suas duas filhas foram habitar em uma caverna (v. 30). A filha primogênita, com medo de que a descendência de seu pai fosse extinta da terra – pois não havia homens naquela terra com quem pudessem casar-se –, teve a ideia de embebedarem a seu pai e deitarem-se com ele. Na primeira noite a primogênita teve relações com o pai bêbado e, na segunda noite, a filha mais nova.
Dessas relações nasceram Moabe (filho da primogênita) e Ben-Ami (filho da mais nova). Estes dois filhos deram origem ao povo moabita e ao povo amonita (vv. 37 e 38).

  -  BATE-SEBA
Esta mulher tem uma história bastante conhecida que encontra-se em 2 Samuel 11. De forma bem resumida, ela adulterou com Davi enquanto Urias estava fora, guerreando. Ela fica grávida e manda avisar ao rei. Este, então, arquiteta planos para que o pecado fosse encoberto. Nada feito! Como resultado do pecado, o filho deles morre.
Porém, como sabemos mais tarde Bate-Seba casou-se com Davi e veio a ser mãe de Salomão.

-   MARIA
Foi escolhida por Deus para ser a mãe de Jesus. Enquanto estava noiva de José, ficou grávida através da ação do Espírito Santo em sua vida. Você já se imaginou no lugar dela? O que as pessoas pensariam de você? Com certeza Maria também se preocupou com isso, mas ela teve a certeza de que era o plano de Deus e, como serva, aceitou de bom grado e com prazer aquela grande missão e responsabilidade. Leia Mateus 1.18-25 e Lucas 1.26-38. Lá você vai ver que José também temeu diante daquela situação, mas Deus o tranquilizou confirmando, através de um sonho, que era a ação de Deus na vida de Maria.

O que dizer diante dessas histórias? Você já conseguiu perceber que elas tem algo em comum?

·                    Primeira semelhança: Raabe e Rute não eram judias, logo, não poderiam fazer parte da genealogia, certo?
·                    Segunda semelhança: Tamar, Raabe, Rute (através da história do seu povo) e Bate-Seba estavam envolvidas em pecados sexuais.
·                    Terceira semelhança: como já foi dito, era completamente incomum mulheres fazerem parte de uma genealogia! Tamar, Raabe, Rute, Bate-Seba e Maria foram contra esta “tradição”.

É a partir de agora que quero colocar o tema deste post: a perfeição da obra do nosso Pai! Ele pensou em cada detalhe e forma com que surgiria descendência do nosso Salvador.
Essas mulheres dentro dessa genealogia querem dizer: desde o passado Deus já projetava a salvação para os gentios, a salvação para os pecadores arrependidos e garantia de que, se confiamos Nele, podemos ter histórias incríveis traçadas, como a história de Maria, que confiou absolutamente na soberania e perfeição dos planos de Deus para ela.
O propósito das genealogias no Antigo Testamento era mostrar que uma linhagem havia sido preservada da contaminação com gentios. O fato de haver mulheres gentias na genealogia de Jesus revela que a obra de Deus foi para todos, desde o início. Como isto é maravilhoso!
O fato de a genealogia de Jesus ter nomes mulheres que tinham em suas histórias pecados sexuais, mostra que a salvação veio para todos nós, pecadores, considerados gentios. Não sendo povo, fomos considerados povo, através de Jesus. A nós basta o arrependimento dos pecados para que alcancemos a salvação!

Agora eu te convido a algo. Que tal começar a pensar na tua vida e em tudo o que tem acontecido no teu dia-a-dia?
Você vai perceber, com certeza, que muitas coisas parecem fora do lugar.  Muitas outras coisas vão fazer você pensar mais ou menos assim: “Ah, isso não deveria ter acontecido! Gostaria tanto que aquilo tivesse sido diferente!”
Ou então você vai se entristecer com feridas, com pecados que fazem parte da tua história e que não podem ser apagados de sua mente, com alguém que te machucou profundamente e não te pediu perdão...
Mas comece a enxergar tudo isto com outros olhos... Entenda que Deus está trabalhando nas entrelinhas, naquilo que você não consegue enxergar e muito menos entender. Porque escolher mulheres, gentias e pecadoras para serem antecedentes de Jesus? Você consegue entender por quê?
Assim como ele escolheu cada pessoa da descendência de Jesus, sem considerar se eram pecadores ou gentios, ele também está escolhendo cada situação da sua vida para escrever a perfeita história ou “genealogia” da tua vida! Não importa que situação seja. Triste ou alegre, boa ou ruim, saiba que cada uma delas faz parte do plano Dele pra você!
E ao olhar para trás você vai ver como era fundamental que cada situação acontecesse para que você estivesse onde Deus te colocou hoje.  E você vai ver como este versículo é a mais pura verdade:

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” Romanos 8.28

Deus é PERFEITO em tudo o que faz. Não questione. Não se entristeça, apenas confie Nele. Ele é soberano e sabe muito bem o que é melhor para mim e para você. E lembre-se: muitas vezes – senão na maioria absoluta das vezes – o melhor de Deus não é o que consideramos como melhor. Salomão já nos disse:

“Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte.” Provérbios 14.12




Muitas vezes o melhor de Dele é uma perda, uma ferida, uma doença, uma traição. Mas Ele sabe que isto vai nos moldar e nos tornar fortes e dependentes Dele.  Portanto, não questione!  Ele é o Deus da PERFEIÇÃO! Soberano em Suas obras... Somente creia que o que Ele faz o que você precisa e não o que você quer pra tua vida!

Lembre-se do que Ele diz:

“’Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro’” Jeremias 29.11


Então é isso! Confiem, confiem, confiem... Creiam contras as circunstâncias e agradeçam a Ele em todo e qualquer momento!


Com muiiito amor, @maisalg.

3 comentários:

Zaqueu Sampaio - @ZaqueuSampaio disse...

@Maisa, me alegro em perceber o quanto voce cresceu, na graça e no conhecimento "estatura nem tanto rsrs", louvo a Deus por tua vida minha amiga, que reflexão poderosa, só pode ter uma origem: O Espírito Santo. Deus te abençoe.

Silmara Torres disse...

muito Bom! ^^

Guilherme Barros disse...

Parabéns @Maisa, que o Espirito Santo sempre te use dessa linda maneira que faz-nos refletir sobre a palavra, que é maravilhosa e avivada!!! para nosso crescimento Espiritual e pessoal!!! Tods nos precisamos dessas de nos estrturar como vc porque a vida e passageira e nos temos q engrandecer o nome de nosso Senhor Jesus Cristo!!! Deus á abençõe!

Postar um comentário