sábado, 31 de dezembro de 2011

Combati o bom combate

Texto base: 2 timóteo 4 – 7;
Combati o bom combate, encerrei a carreia e guardei a fé!

Paulo escreveu essas palavras por volta de 67 d.c., neste momento ele estava chegando ao final de sua vida e fez uma analise, um balanço de tudo que tinha passado. De perseguidor de cristão a apostolo dos gentios e defensor da sã doutrina. Estava preso em Roma devia se sentir só e escreveu ao seu discípulo e amigo.
Combati: combateu pela causa de cristo e gastou sua vida nessa tarefa. Combater significa guerrear, lutar, opor-se, pelejar.
O bom combate: sim Paulo combateu o combate correto, as causas corretas, aquilo que valia a pena. Nem todo combate é um bom combate. Paulo aplicou todas as suas forças na obra do Senhor Jesus. Paulo estava envolvido numa luta com um propósito bem definido.
Salomão teve a mesma experiência; ele nos conta em Eclesiastes que
numa época de sua vida lutou por tantas coisas as quais julgava serem
importantes e, já em idade avançada, concluiu ter corrido atrás do vento,
lutando por nada e que perdera muito tempo em sua vida. E diz ainda que tudo
foi produto de vaidade, de um pensamento vazio, sem propósitos, sem razão, sem
motivos concretos. Em que nós estamos empregando nossas forças? Quais os nossos objetivos na vida? Será que é só para trabalhar, estudar, trabalhar mais e estudar mais para ter as melhores coisas. Combater o bom combate e ter consciência de onde estamos empregamos nossas forças, nossos talentos, nossos tempos. E ter consciência do plano de Deus em nossas vidas, ter objetivos bem traçados.
Chegamos ao final do ano e devemos refletir quais ao combates que
combatemos e se realmente eles valeram a pena!
Acabei a carreira: Paula chegava ao final da sua batalha ciente do plano de Deus em sua vida, não se desviou do seu alvo. Perseverar no alvo. Saber começar e saber terminar, será que nesse ano estamos acabando de maneira digna?
Guardei a fé: apesar das lutas e desafios Paulo manteve a sua fé, não sacrificou a sã doutrina para agradar os homens e desfaleceu diante das dificuldades. Será que em nossos combates guardamos a nossa fé? 

Vamos trazer para os nossos dias essas palavras de Paulo. São ensinamentos preciosos para que possamos chegar ao fim de nossas vidas e termo ciência da missão a ser cumprida.

Feliz 2012 e que no final dele possamos ter combatido o bom combate, encerrado a carreira e guardado a nossa tão preciosa fé!

Pense nisso!



Nenhum comentário:

Postar um comentário