sábado, 28 de janeiro de 2012

Moisés e o seu chamado.



Gosto muito do livro de Êxodo, sempre que leio costumo comparar com a minha vida na maneira como Moises e povo hebreu se comportam.
Na minha ultima leitura meditei bastante sobre a vida de Moisés desde nascimento até o seu chamado para tirar o povo do Egito. Moisés nasceu em um momento conturbado onde o Faraó havia decretado que todo homem nascido dos hebreus fossem mortos (Êxodo 1:15-16), ou seja, ele nasceu condenado a morrer. Depois teve que ser largado pela sua parentela para não ser morto (Êxodo 2:3-4), foi adotado pela família do faraó (Êxodo 2:4-10) e quando jovem cometeu um homicídio (Exôdo 2:11-12) tendo que sair foragido, observemos como a morte rondava sua vida.
Passado algum tempo casou e teve filhos e quando trabalhava foi chamado por Deus para libertar o seu povo da escravidão do Egito (Êxodo 3:10). O que me chamou atenção foi à reação de Moises diante do chamado de Deus para sua vida. Moises não sabia quem ele era nem muito menos quem era Deus na sua vida (Êxodo 3:11 & Êxodo 3:13-15), mesmo Deus afirmando que seria com ele (Êxodo 3:12) Moises relutava até ao ponto de negligenciar propondo que Deus passasse para outro acendendo a ira de Deus (Êxodo 4:10-14).
Realmente Deus tem chamado a muitos, mas que como Moises negligenciam esse chamado levando em consideração as circunstancias e as limitações pessoais esquecendo que Deus é sempre conosco. Amados, não consideramos o chamado de Deus apenas no caráter ministerial eclesiásticos, Deus nos chama para sermos homens e mulheres plenos, pais e mães, profissionais, sacerdotes do nosso lar e devemos exercer o nosso chamado com autoridade como Moises exerceu diante do mar vermelho conforme Deus o orientou (Êxodo 14:15-16) .
E você, tem negligenciado seu chamado?

Pense nisso!
Ronivaldo Brandão

Tentando não negligenciar o meu chamado

Nenhum comentário:

Postar um comentário