segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

[Devocional] - A Luz


"Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus" (Mateus 5:16)

 Uma história da Índia conta que um comerciante muito rico era pai de dois filhos. Um deles deveria ser o gerente dos seus negócios. O mais sábio entre os dois receberia esse cargo de muita responsabilidade. Mas como descobrir isto? O pai resolveu colocá-los á prova. Deveriam passar por um teste. Disse aos seus filhos:
 - A cada um de vocês dou cinco moedas de prata. Quem conseguir, com o mínimo gasto, encher esta sala, do assoalho até o teto, este é o mais sábio, e a ele darei a direção das minhas fábricas.
 Os filhos agradeceram e cada um foi pensar como poderia mostrar ao pai que ele era mais sábio do que o outro.
 O filho mais velho passou por uma fazenda e viu que os empregados estavam fabricando açúcar. A cana foi prensada e o bagaço jogado ao lado. Já havia uma enorme quantidade disso no terreno. O filho comprou, pelas cinco moedas, todos os restos da cana-de-açúcar e mandou encher o quarto. Do assoalho até o teto, era só bagaço. 
 Perguntou o filho mais velho ao pai:
 - Não enchi o quarto com o dinheiro que me deste?
 Alguns, que estavam juntos, disseram:
 - Sim, o quarto está cheio. Por que esperar até que o filho mais moço chegue? Tão barato ninguém pode realizar a ordem do pai. Porém, outros disseram:
 - Paciência, vamos esperar o outro filho.
 Enquanto isso, o dia declinou e começou a ficar escuro. Veio o filho mais moço. Mandou retirar todo o bagaço do quarto. Quando este estava vazio, ele entrou, acendeu uma vela e colocou-a no meio do quarto. A luz da vela iluminava todo recinto até o último canto.
 O pai disse:
 - Este é o meu filho mais sábio. O seu irmão mais velho gastou cinco moedas de prata pra encher o quarto com coisas sem valor. Este só gastou 50 centavos e encheu o quarto com luz, até o último canto. A ele entrego a direção dos meus bens.

 E nós, não procedemos como o filho mais velho? Usamos a nossa vida para enchê-la com coisas sem valor eterno. Vivemos para a nossa felicidade, para o nosso bem-estar, para os nossos bens materiais e o nossos prazeres. Com isso, perdemos a nossa herança eterna. Muito mais rico é aquela que anuncia o Evangelho, onde há oportunidade. Jesus Cristo é a luz do mundo e devemos levar a luz do Evangelho a todos os cantos escuros de um coração humano. Jesus Cristo disse:

 "... a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; por que as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal, aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem erguidas as suas obras. Quem pratica a verdade, aproxima-se da luz a fim de que suas obras sejam manisfestadas, por que são feitas em Deus" (João 3:19-21)

Leitura Bíblica: João 1:1-14

Nenhum comentário:

Postar um comentário