terça-feira, 27 de março de 2012

[Devocional] - Sede Misericordiosos!

“Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai”. – Lucas 6:36
Há 200 anos, a Europa estava dividida em pequenos reinos. O rei morava em um palácio. Ele, geralmente, almoçava com seus nobres. Havia, nos almoços, um rígido protocolo e ordem, que todos observavam. Quando havia galinha assada e em pedaços, era permitido pegar o pedaço com a mão. Cada um tinha diante de si uma tigelinha com água para limpar os dedos. Depois, enxugava a mão no guardanapo.
Certo dia, o rei convidou um colono para almoçar com os seus nobres. Com isso queria honrá-lo, visto que ele salvara uma criança que tinha caído no rio. Naquela ação o colono havia arriscado a sua própria vida.
E ali estava ele sentado entre os nobres. No almoço, serviram galinhas assadas. Parece que o colono tinha sede e, vendo o recipiente com água diante de si, pensou que era para beber e o fez com satisfação. No rosto dos nobres se via o riso. Cada um pensou:
- Que homem sem educação. Não sabe se comportar á mesa com gente de alta cultura. É um caipira.
O desprezo para com o homem do campo era geral.
Mas o que viram? O rei igualmente pegou a tigelinha e bebeu a água. Então, para os nobres, não havia outra maneira de agir. Todos beberam da tigelinha. Assim, o colono foi poupado de passar vergonha, por não saber as regras da casa do rei. Ele nunca soube que a água na tigelinha era para lavar os dedos.
O rei tinha tato. Isto é, a delicadeza, o tino e o bom senso de saber evitar que o outro fosse ofendido ou rebaixado. Realmente, uma atitude digna de rei!
A Bíblia fala muito a respeito da delicadeza, do tato que devemos ter com os outros. Antes de tudo ela diz:
“Nada façais por partidarismo, ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo” (Filipenses 2:3).
Depois: 1 Coríntios 4:6-7: “... a fim de que ninguém se ensoberbeça a favor de um em detrimento de outro. Pois quem é que te faz sobressair? E que tens tu que não tenhas recebido?
E ainda Romanos 14:4 : “Quem és tu que julgas o servo alheio? Para o seu próprio senhor está em pé ou cai”.
É sempre o orgulho que faz uma pessoa investir sobre outra para rebaixá-la. A roupa melhor, escola superior, dinheiro, raça, cor, são alguns motivos de orgulhar-se. Jesus, porém, disse que aquele que recebeu mais, tem, perante Deus, mais responsabilidade: Mas aquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido. – Lucas 12:48.
Leitura Bíblica: Lucas 7:36-50

Nenhum comentário:

Postar um comentário