quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Em busca dos valores perdidos



Olá, meu nome é Sociedade. Eu sou muito grande, moderna e conectada ultimamente, mas, confesso, estou um pouco entristecida. Sabe, eu acho que perdi algo muito importante e isso tem me incomodado. Eu tenho a impressão de que perdi alguns valores…
Eu me lembro de sempre conversar com a EDUCAÇÃO. Ela era tão gentil e simpática. Sempre me cumprimentava pela manhã. Quando me via na rua, logo dizia: “bom dia!”, “como está você?”. Uma vez, enquanto eu estava na fila do banco, vi o OPORTUNISMO lhe oferecendo uma vaga bem próxima ao guichê de atendimento, mas, respeitosamente, ela respondeu-lhe com um “não, muito obrigado. Eu prefiro esperar a minha vez!”. Ah, como sinto saudade da educação…
Vocês conheceram a GENTILEZA? Como ela tem me feito falta! Era lindo vê-la pelas ruas das cidades quando alguém buscava atravessar em uma faixa de pedestre. Mais bonito ainda era quando ela se levantava de seu assento, mesmo cansada pelas lutas da lida, e deixava uma simpática idosa se sentar. Gentileza, por onde tem andado? Apareça. Sinto sua falta!
E a HONESTIDADE, alguém se lembra? Nossa, essa não vejo há muito tempo. O interessante é que eu não posso viver sem ela, pois, se assim for, me torno uma baderna. Talvez, por isso eu esteja tão perdida ultimamente. Ouço falar dela em alguns momentos, mas logo não escuto mais nem o seu nome. Esses dias, disseram-me que ela encontrou muita RIQUEZA perdida na rua, mas esta riqueza já pertencia a alguém. Fiquei espantada quando, no fim da história, fiquei sabendo que ela devolveu toda a riqueza ao seu dono. É, lá estava a HONESTIDADE para me surpreender mais uma vez. Pena que esta foi apenas a única vez que ouvi falar dela durante todo este ano.
Em contrapartida, algumas pessoas disseram que eu ganhei muitas coisas. Lembraram-me que fiquei mais RICAVAIDOSATRABALHADORA, FAMOSA e INTELIGENTE, nas últimas décadas, mas, sinceramente, nem a prata e o ouro; nem a vaidade e as novas tecnologias da beleza; nem o trabalho incessante, a ganância e o materialismo; nem a fama e o glamour, e muito menos a capacidade intelectual, puderam suprir a falta que estes valores perdidos me fazem.
Mas daquele que mais sinto saudades é do AMOR. Ah, como ele era importante para mim. Ele nasceu antes de mim. Dizem que se hoje eu estou viva foi porque ele sempre foi presente em mim. Talvez seja porque todos nasceram dele, ou porque sem ele não há vida. Sempre ouvi falar que ele é o pai daEDUCAÇÃO, da GENTILEZA e, também, da HONESTIDADE. Às vezes, me confundo e o chamo por outro nome: DEUS. Ah, mas no fundo eles são iguais, ou melhor, são, na verdade, a mesma pessoa. Sem Ele não consigo continuar, confesso. Me sinto tão ligada à Ele que não consigo ver um bom futuro para mim longe de seu abrigo. Óh, que dor eu sinto de saber que tenho me afastado dEle nas últimas décadas. Eu preciso voltar…
Assim, vou seguindo em busca dos valores que perdi, mas que, certamente, com a ajuda de todos, reencontrarei. Ajudem-me, pois, se pararem para pensar, estarão ajudando unicamente a vocês.VOCÊ é UMNÓS somos EU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário