quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A Morte de Uzá



"Então a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por está irreverência; e morreu ali junto à arca de Deus". 2 Samuel 6:7

Bom estava eu lendo a 2 Samuel 6 e me deparei com esta história sobre a Morte de Uzá, quando cheguei ao versículo 7 fui pego em questionamento, por que Deus matou Uzá ? então fui pesquisar e resolvi compartilhar com vocês.  (Primeiramente recomendo que Leia 2 Samuel 6 para entender do que se trata o Post de hoje).

  A Tentativa Frustrada de Davi
 Davi resolveu ajuntar todos os escolhidos de Israel  (em numero de trinta mil) para levar a Arca de Deus para Jerusalém, dispôs-se e, com todo o povo que tinha consigo, partiu para Baalá de Judá afim de levarem de lá para cima a Arca de Deus.
 Puseram a Arca de Deus num carro novo e levaram da Casa de Abinadabe. Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo. 
 Davi a toda a Casa de Israel alegravam-se perante o Senhor, com toda a sorte de instrumentos de pau de faia, com harpas, com saltérios, com tamboris, com pandeiros e com címbalos.
 Quando chegaram a eira de Nacom os bois tropeçaram e Uzá estendeu a mão e segurou a Arca de Deus.
 Então, a ira do Senhor se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta irreverência; e morreu ali junto à Arca de Deus.

  Como assim Uzá morreu só por que tocou na Arca de Deus ? Ele tentou segurar a Arca e Deus o matou só por isto ?   Exatamente.
   Davi foi desobediente ao Senhor a Arca era símbolo da presença de Deus nem mesmo os Sacerdotes tinham permissão para tocar a arca ou olhar dentro dela, por que era muito sagrada. A Arca não estava sendo transportada de acordo com as instruções de Deus, por isso, quando surgiram as dificuldades não havia forma aceitável de tratar com elas. Se a Arca tivesse sido transportada no ombro dos Sacerdotes, como ordena a Lei, isso não teria acontecido.
 Por causa das suas imprudências Uzá pagou o preço, pagou com a sua vida.
  Atualmente vemos muitas pessoas carregando a presença de Deus de forma  imprudente, contrariando a palavra de Deus, buscando seus próprios meios de carregar a Arca, deixando de lado o que as Escrituras nos ensinam e mudando a palavra de  Deus para seu próprio beneficio.
 Davi não buscou a aprovação de Deus ao tentar trazer a arca para Jerusalém , e hoje em dia várias pessoas vem fazendo o mesmo, deixam de buscar a vontade do Criador em suas vidas e começam a fazer as coisa em nome de Deus sem ter a aprovação de Deus.
 Todos estamos sujeitos a erros, Davi o homem "segundo o coração de Deus" (Atos 13:22) errou em tentar a trazer a Arca sem antes consultar a Deus, e o isso acabou resultando na morte de Uzá.
 Até que ponto iremos fazer a obra pelas nossas próprias mãos, sem consultar a Deus?
 Devemos sempre orar e observar se não estamos desobedecendo a Deus em busca de nossos propósitos.
Por que dele e por ele e para a ele são todas a coisas, e toda a autoridade está nas mãos do Cordeiro.

"Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado" (Mateus 28:18-20)

Guarde as palavras de Deus em teu coração e não faça nada sem antes consultar a Deus, não se deixe enganar por palavras que são "bonitinhas", temos que entender que assim com Deus é misericordioso ele também é Justiça.

Um comentário:

Lucas, o Roberto disse...

Essa passagem é muito utilizada para as pessoas atacarem a bíblia e a crueldade de Deus, "o amoroso". Realmente, as pessoas não enxergam o contexto. Talvez lhes falte revelação do espírito, mas como o Espírito pode revelar algo a alguém se não habita nele?

Parar de criticar a Palavra e começar a observar o que ela quer nos ensinar deveria ser um dos nossos princípios. Espero que as pessoas possam enxergar mais assim.

Ficou bascana o post, amigo (:
Continue assim.
beijosfollowme!

Postar um comentário