terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Idolatria Gospel!

Livro Atos dos apóstolos 3, 11-16 
11 E, apegando-se o coxo, que fora curado, a Pedro e João, todo o povo correu atônito para junto deles, ao alpendre chamado de Salomão.
12 E quando Pedro viu isto, disse ao povo: Homens israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou, por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem? 13 O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu filho Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, tendo ele determinado que fosse solto. 14 Mas vós negastes o Santo e o Justo, e pedistes que se vos desse um homem homicida. 15 E matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas. 16 E pela fé no seu nome fez o seu nome fortalecer a este que vedes e conheceis; sim, a fé que vem por ele, deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde.

Estava a folhear minha primeira bíblia, uma que ganhei quando me converti. Parei no Livro Atos dos Apóstolos capitulo três, lembrei-me que utilizei essa passagem para compartilhar a palavra na época com as pessoas que estavam na minha célula.
Pra mim foi a uma experiência muito gratificante começar a aprender na palavra de Deus e compartilhar desse aprendizado.  Após alguns anos me deparo novamente com esse texto em que Paulo e João no templo curam um coxo e esse depois de curado andou e começou a louvar a Deus chamando a atenção de todos que estavam nesse templo e eram muitos, pois era hora de oração.
Todas as testemunhas sabendo da deficiência do rapaz ficaram perplexas e passaram a olhar com admiração para Pedro e João que responderam: “E quando Pedro viu isto, disse ao povo: Homens israelitas, por que vos maravilhais disto?”
Interessante a reação de Pedro, bem diferente da reação de muitos “milagreiros modernos”, basta ligarmos a televisão nos principais programas tele-evengelisticos para nos depararmos com homens mergulhados na ânsia de serem adorados pelos seus feitos milagrosos. Como se a glória de Deus fosse tomada por aqueles que se consideram mais ungidos ou cheios do poder para curar, ministrar, pregar  etc.
Chegam a ser ridículo ver alguns pastores passando seus paletós sobre o povo provocando uma onda de cai-cai, pastores que fazem “caras e bocas” dignas de um espetáculo teatral grego durante a ministração. São pessoas que acham  que fazem acontecer sinais e prodígios pelas suas próprias forças ou méritos usurpando de Deus a sua Glória.
E o povo (platéia) se comporta como aqueles dos templos, maravilhados com os prodígios de seus profetas! Vivemos tempos de idolatria gospel onde muitos líderes vivem como semideuses se deliciando na bajulação das massas. Não é muito difícil escutar: “fui à igreja fulano de tal e o pastor beltrano me curou! Dias desses estava assistindo pela internet um congresso e logo após a pregação começaram os comentários no twitter: “quanta unção o fulano tem, quando poder na pregação de fulano, fulano é pregador de fogo!”Em nenhum momento Deus foi glorificado e nem Jesus foi exaltado!
Vemos também essa idolatria no meio artístico gospel (se é que isso existe), verdadeiros fãs-clubes se formam e ai daqueles que tecerem quaisquer criticas a esses artistas. São tempos nebulosos onde homens são enaltecidos e Cristo está cada vez mais de lado, colocado em segundo plano.
Esquecemos das palavras do profeta João Batista: “É necessário que ele cresça e que eu diminua”. (João 3:30). Lembremos que quem realmente cura, liberta, transforma é Deus e nós somos apenas seus instrumentos!

Pense nisso!

@ronybrandao

Nenhum comentário:

Postar um comentário