quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Afaste a Dalila!



Muitos dos que como eu cresceram na igreja, tiveram uma revista de historias bíblicas para colorir, e uma que certamente não faltou à coleção foi a historia de Sansão. Voce lembra que nos desenhos Sansão sempre aparecia como alguém de porte atlético, musculoso, forte, alto, acima da média? Pois é, para mim ele era uma figura do Hulk, só que não era verde. Quando criança eu não entendia que a força de Sansão não era dele, que ele era forte por causa de alguma coisa externa e não por que se exercitava regularmente. Ele era forte, mas a força era de Deus. Sansão foi abençoado por um dom maravilhoso e deveria ser um Nazireu de Deus. 

Mas a bíblia deixa claro que Sansão começou a achar que a força era dele, que o poder era dele, e a seu bel prazer, começou a usar pensando somente em satisfazer os seus desejos, o poder que lhe fora confiado para um propósito muito maior (o bem do povo de Deus). Encontramos Sansão brincando alegremente no colo de Dalila. O homem brinca com seu relacionamento com Deus enquanto ‘dalilas’ arrancam-lhe a unção e o poder. Quando desperta do sono, nem percebe que o Senhor e Sua força já se retiraram dele. Sem a unção, Sansão cai nas mãos dos filisteus que fazem dele careca, vulnerável, insensível, eles furam seus olhos, o prendem com algemas e o jogaram para viver junto de excrementos e podridão numa prisão filistéia para trabalhar como um animal girando o moinho da cidade, e mais a frente o encontramos servindo de palhaço e motivo de vergonha para o povo de Deus. 

Aqui encontramos o antes poderoso juiz de Israel no buraco que ele mesmo cavou para si. Ele começou a pensar que a força era dele, que a glória era dele, que o sucesso era dele, que a posição de autoridade em que estava era mérito dele. Pensou que era forte demais para ser derrotado, acostumou-se à tolerância de Deus, brincou com o seu relacionamento com o Eterno e desprezou a unção e confiança depositada em sua vida, o resultado foi trágico. 

Será que isso nos lembra alguma coisa? 

Não vou aplicar, mas pense na trajetória de Sansão e nunca pense que algo de bom ou grande em você é mérito seu, não se aproprie do que é de Deus como sendo sua propriedade, E NÃO BRINQUE COM O SEU RELACIONAMENTO COM DEUS. 

Shalom 

Zaqueu Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário